sábado, 11 de julho de 2015

CSC News #1 - Animação de Batman - A Piada Mortal, AI MEU CORASSAUM

E aí, galera! Hoje venho trazer o primeiro CSC News desta nova fase do blog, mas antes quero dizer uma coisa.
O objetivo deste quadro não é informar as pessoas, porque geralmente todo mundo já sabe desse tipo de coisa uma ou duas horas depois do anúncio. O meu objetivo principal com esse quadro é dar minha opinião sobre as notícias, e talvez adicionar uma ou outra informação. Dito isso, continuemos.
Ontem, dia 10, no painel da animação Justice League: Gods and Monsters, o diretor e roteirista Bruce Timm anunciu o clássico de 1988, Batman - A Piada Mortal, irá ganhar um longa animado em 2016.
Ainda não sabemos a opinião de Alan Moore, escritor deste clássico, que desaprova adaptações de suas obras e manda os cheques para o desenhista (neste caso Brian Bolland), mas a minha opinião é: QUE FODA.

Eu quando li a notícia

A Piada Mortal é sendo dúvida uma das melhores coisas que eu já li na minha vida, e tá no quarto lugar na minha lista de HQ's que eu gostaria que ganhassem animações (está atrás apenas V de Vingança [sim, eu sei que já tem filme, mas convenhamos: é bem fraquinho comparado com a HQ], de O Reino do Amanhã [isso precisa acontecer... imaginem uma animação com os traços do Alex Ross] e de Sandman [me arrepio só de pensar]).
Porém, nem tudo é um mar de edições de luxo: como diabos eles vão transformar uma história de quarenta páginas em um longa?
A Piada Mortal é perfeita por ser breve, por não ter rodeios: é uma história atemporal. Para transformá-la em uma hora e meia de animação teriam que fazer uma coisa que não me agrada: teriam que hobbitizar.

Hobbitizar
v.t. Tornar a obra original maior para faturar, encher linguiça.
Sin. Peter-Jacksonzar, estender-para-ganhar-dinheiro.
Ex: DC vai hobbitizar A Piada Mortal

E como esta HQ é perfeita, ela praticamente não deixa espaço para hobbitização (Alan Moore deve ter prevido o futuro, não é à toa que o chamam de Mago), o que é bom por um lado, mas se pensarmos que eles irão hobbitizar de qualquer jeito, isso se torna um pouco assustador.
Na realidade, acabei de reler aqui a minha edição, enquanto estava escrevendo, e achei um espaço para peterjacksonzação, que com certeza será utilizado: a parte (ou melhor, a página) onde o Cavaleiro das Trevas está procurando o Coringa e interroga um pessoal (página 29, leia aqui).
ai ai
Não fodam tudo, DC e Warner.

Rezando para um dia ser lançada a animação de O Reino do Amanhã,
                                                                                                                         Gabriel FB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí, drugue, senão o Alex vai lhe fazer uma visitinha!